seguidores

9 de maio de 2012

EXPOIDEA COM ARTE E COMUNICAÇÃO


Show do Criolo será hoje à noite; mais comunicação e artes continuarão a "feira do futuro" até o domingo
# Já está rolando desde ontem, dia 8. Numa cidade que promove a cibercultura no Nordeste, Recife-PE. Ah, que lugar para falar da comunicação digital de maneira tão artística! Recife e seus movimentos engajados, enganchados uns nos outros, como os dez dedos de duas mãos juntas. 

O evento é a feira Expoidea, que articula projetos entre três pilares: Tecnologia, Sustentabilidade e Cultura. Não disse?! Uma roda de conversa e interação entre gestores públicos, a iniciativa privada, instituições de ensino e a sociedade. Todo mundo discutindo, contatando, fazendo negócio... vendo novidades.

É onde a comunicação atravessa sua caixa e se agarra ao povo, que fica andando pra lá e pra cá com seus celulares hipercomputadorizados. Eles estão aprendendo a se comunicar num evento que promove isso, a conversa virtual, a aproximação eletrônica e uma apresentação artística de vez em quando. Para relaxar, é bom! Mas é melhor ainda para trocar serviços. 

O evento ensina isso em oficinas, palestras, debates, “espaços vitrines”, apresentações de projetos e iniciativas inovadoras. Todo mundo divulgando nas tecnologias sociais ações que promovam o networking e a interação entre os participantes. Ou seja, a comunicação se desloca do seu estado bruto e inicial - de estar sujeita ao meio transmissor - e vai passear no mundo criativo. 

[   Conceitual   ] 
Bastante livre, a Expoidea tem 122 atividades de conteúdo e 20 shows e mostras artísticas. São seis ambientes, o Círculo de Ideias, o Palco das Ideias, o espaço Expoidea, o Humor na Feira e o ambiente de Exposição Interativa. Ainda sobra uns espaçosinhos de convivência e interação social pelo meio.

A Feira transforma tudo numa grande rede colaborativa e comunicativa. A comunicação vira conteúdo educativo e ensina a montar seu mundo virtual de acordo com sua imaginação. A ideia, enfim, é expor ideias. Sustentado nesses três pilares, do moderno, ecologicamente correto e entrosado no meio social. 

A primeira edição, em 2010, mobilizou mais de 48 mil pessoas durante os nove dias de evento. Este ano, a organização do evento, realizado pela Cia de Eventos e a Produtora Colaborativa PE. A Produtora mostrou o que ela faz: uma tecnologia social que transforma o processo de produção cultural. A cobertura, o registro multimídia, a comunicação vira um processo educativo.

Em Pernambuco, esta tecnologia é implementada através de um Arranjo Produtivo Local (APL) entre sete pontos de cultura: Pontão de Cultura Digital ITEIA, Ponto de Cultura Cuca Recife, Ponto de Cultura Canal Capibaribe, Ponto de Cultura Coco de Umbigada, Pontão de Cultura Digital CDTL, OSCIP Diálogos, Pontão de Cultura Sustentável Ciranda Solidária e Ponto de Cultura Pé de Serra.

[  Metas  ]
A estratégia do evento é que a galera se una para construir os saberes globais. Outro ponto é mobilizar os meios de produção e escoamento da cultura com base no protagonismo social. Isso gera novas fontes de renda e valorização dos produtos culturais. A Expoidea tem também a forte intensão de popularizar as iniciativas da ciência e da tecnologia. Principalmente aquelas que têm foco no desenvolvimento social e econômico, priorizando a geração de novos negócios.

Mais um eixo do evento é a fortificação do tecido social. Isso é feito quando a Expoidea oferece esses conteúdos que reconhecem a cultura da sustentabilidade como viável para o planeta. O papel do evento é fortalecer as cadeias produtivas que atuam no aquecimento da economia. Ênfase aí para as iniciativas nos setores do desenvolvimento tecnológico, da democratização da cultura e das tecnologias sociais auto gestionárias.

A Expoidea vem, desde 2010, é fortalecer e difundir a Economia Criativa como tecnologia viável para os problemas globais. Ela ainda serve como pólo de convergência de conhecimentos e práticas inovadoras que atuem com as premissas defendidas pela missão da Expoidea.                                 

[   programação   ]
No sábado, dia 12, dois paraibanos marcarão presença no evento pernambucano. São os músicos Chico César e Toninho Borbo. Os dois vão falar sobre economia solidária e farão shows à noite. Acompanhe todos os outros shows e ações pelo link no título. 
#valdíviaCosta

2 comentários:

Toninho Borbo disse...

Muito bom esse texto amor!!! Parabéns!

Bruna Araújo disse...

Adorei o blog, muito lindo, amei tudo. Parabéns mesmo, vou sempre estar aqui.

ontendency.blogspot.com