seguidores

10 de abril de 2013

ARTE RUPESTRE NO TANQUES-RN

Imaginar que outros seres vivos estiveram neste lugar, pintaram e escreveram nessas pedras, talvez há milhares de anos, é inspirador... | Texto e fotos: Pedras do Sítio Tanques, de Jardim do Seridó-RN - Val da Costa
Pensar que eles sentaram aqui, para comer, talvez, e aproveitaram a beleza rústica e silenciosa do lugar para criar suas artes, é mágico... 
Há 12 sítios arqueológicos entre os estados do Rio Grande do Norte (10) e da Paraíba (2), segundo o Protocolo de Registro no Estudo das Gravuras Rupestres na Área Arqueológica do Seridó-RN/Brasil, da pesquisadora TaísVargas Lima. Quatro sítios em Carnaúba do Dantas, três em Acari, dois em jardim do Seridó, um sítio em Parelhas, um em Frei Martinho e em em Nova Palmeiras. Este é um sítio arqueológico de Jardim, o Sítio Tanques. Esta imagem é entre as pedras da primeira foto, na entrada do lajedo, onde ficam muitas inscrições espalhadas.
Com a ajuda de Eduardo, meu ex-colega de "ginásio", conseguimos visualizar algumas pinturas e gravuras em baixo relevo, o que indica que o local possui as Tradições Nordeste (mais antiga) e Agreste, além da Itacoatiara, que já abordamos aqui neste blog. 
A dona da propriedade, Gercina Eduarda da Silva, D. Pretinha, mãe de Eduardo, é cuidadosa: "ninguém entra aqui sem permissão!". As pedras estão um tanto quanto "salvas", não possuem pichações... Mas um aglomerado até maior que este fotografado foi totalmente destruído pelo trabalho das pedreiras, muito comum na região... Eles quebram tudo que encontram pela frente para fazer pedras de calçamentos, calçadas etc.
A única referência técnica sobre estas inscrições foi a da Taís Vargas, que fala: "Sítio Arqueológico Tanques do Jardim: Localiza-se no município de Jardim do Seridó (...). Situa-se na localidade Sítio dos Tanques. O seu acesso é pela RN 288, no trevo da Rajada; pega-se a BR 227 na altura do Km 10, que vai até do Sítio Tanques de propriedade de Gercina Eduarda da Silva. Trata-se de um sítio arqueológico que fica a margem de um Riacho com cachoeiras, com blocos de pedra com pinturas e gravuras. O acidente geográfico mais próximo é a Serra da Rajada e Cerrote das Palmas, cujas fontes de água próximas são Barragem dos Tanques e Açude dos Grossos, com afluentes do Rio das Cobras, Riacho das Marcas e Riacho dos Grossos. Os sítios mais próximos são Grossos, Marcas e Escondido da Rajada."
Parece que há um elo entre o passado e nós, que acende quando interagimos com essas formas, especialmente quando passamos as mãos nas letras, expressões das mais variadas, falas das mais diversas, formando uma polifonia marcante, que diz, entre sussurros cantarolantes, como era a vida naqueles momentos...
Gostaria de saber quem desenhou com tamanha precisão, quem pintou um estilo  já extinto, quem nos deixou essas mensagens e, claro, o que elas significam... Se algum historiador souber, por favor, venha aqui nos dar uma luz porque a vida só presta acessa.
Passagem entre pedras, vista de cima da pequena barragem que construíram no local na década de 1980, segundo Eduardo. 
Lindo.
Saímos do Sítio Tanques com uma sensação de incompletude... com a nostalgia cercando a imaginação, fazendo-nos descer de algumas pedras com mais cuidado, mais delicadeza... Pensado nós que esse simples gesto seria uma forma de agradecer pelo momento memorável que vivemos nas pedras...
Ainda faltou ver e fotografar os mocós... Eduardo lamentou tanto: "são tantos, todos os dias eles ficam aqui, nesta pedra, em pé, olhando pra gente... São muito desconfiados, sentiram o cheiro de pessoas estranhas..." 
Eu entendo os mocós... Aparecer neste cenário, sempre é secundário... O melhor é se guardar, pois, dos humanos, tudo se espera!

Um comentário:

Grupo Onça Pintada-GOP disse...

Parabéns pelo blog!

Excelentes fotos e texto bem objetivo!

Eu faço parte de um pequeno grupo de amigos, o GRUPO ONÇA PINTADA-GOP(goprn.blogspot.com.br/) que tem o o objetivo de conhecer e divulgar o que o RN tem de melhor.
Estamos pretendendo visitar alguns "locais" de Jardim do Seridó nesse final de semana, inclusive o Sítio arqueológico tanques em Jardim do Seridó/RN.
Os administradores desse blog poderia nos ajudar informando se a senhora Gercina Eduarda da Silva permite a visitação, se ela cobra alguma taxa...telefone para contato...

Desde já, muito obrigado pela atenção e ajuda!

Atenciosamente, Francisco.