seguidores

17 de abril de 2006

Conheça outro Ponto de Cultura (RS)

MOSAICO DE LIVROS
Blog do Coletivo Mosaico, com informações sobre o processo de construção da Biblioteca Social Mundial, Porto Alegre-RS.


Mosaico de LivrosBiblioteca Social Mundial é uma campanha do coletivo Mosaico e Acampamento Intercontinental da Juventude, iniciada em outubro de 2001 visando à formação de uma biblioteca de alternativas em Porto Alegre, em diversas línguas, com temas que respeitem a Carta de Princípios do Fórum Social Mundial. Pretende ser uma biblioteca ativa, local e mundialmente, com base no copyleft, trabalhando em favor do livro e da leitura, promovendo a diversidade cultural, o conhecimento compartilhado e a consciência crítica.

O objetivo é constituir, a partir das edições do Fórum Social Mundial, um grande acervo de obras importantes para a construção de um mundo melhor, que fixe as idéias que circulam no processo do fórum e que estejam à disposição da população mundial, através de uma biblioteca física e de uma biblioteca virtual na internet(www.mosaicodelivrosfsm.org).

O projeto é dividido em duas partes que se complementam: Mosaico Real e Mosaico Virtual. Mosaico Real - Já possui mais de quatro mil livros, que chegaram nas edições anteriores do Fórum Social Mundial e Fórum Mundial de Educaçâo. Pretende-se chegar a um número em torno de 20 mil livros, disponíveis para empréstimo e pesquisa.

Por isso é importante que cada participante do Fórum traga pelo menos um livro para a biblioteca, assim como os palestrantes das diversas atividades. O site do Mosaico virtual (www.mosaicodelivrosfsm.org) pretende disponibilizar, on-line, o conteúdo da biblioteca que tiver sido publicado em copyleft. Há vários livros publicados nesse sistema. Além disso visa disponibilizar diversos textos importantes publicados digitalmente. Também quer integrar as distintas bibliotecas comunitárias e de organizações espalhadas pelo mundo, disponibilizando, via internet, bibliografia, resumos, conteúdos de livros integrais e soluções livres para impressão caseira e distribuição física de textos. Textos digitalizados podem ser enviados para o e-mail contato@mosaicodelivrosfsm.org para serem disponibilizados on line.

Também pretende, através da integração de diversos grupos de tradutores do mundo todo, traduzir textos importantes em diversas línguas. A Biblioteca Social Mundial pretende ser ainda uma plataforma de discussão de idéias, intercâmbio de opiniões e conta com um site com espaço para publicação de notícias dos diferentes núcleos e pessoas que participam da campanha. Vamos alimentar o site com tudo o que chegar artigos, resenhas, notícias de todos os núcleos em todas as línguas.

Nenhum comentário: