seguidores

10 de julho de 2006

Festival de Inverno de Garanhuns

130 atrações musicais · 31 grupos de cultura popular · 28 espetáculos de dança · 23 oficinas culturais · 14 peças teatrais · 9 concertos de música erudita · 6 espetáculos circenses · 28 filmes · 5 mesas literárias · 6 instalações de arte contemporânea


O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) inaugura a sua 16ª edição no próximo dia 20 de julho com uma noite em homenagem à cultura popular. Mestre Salustiano fará as honras da festa, tecendo loas para o frevo, a ciranda, o coco, o maracatu, o aboio e o repente. A diversidade da tradição pernambucana é também o mote que permeia a grade de programação do Festival, divulgada no início da tarde desta segunda-feira (26), no Teatro Arraial, pelo presidente da Fundarpe, Bruno Lisboa, e o prefeito de Garanhuns, Luís Carlos Oliveira. O FIG, que este ano acontece de 20 a 29 de julho, é uma realização do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Cultura/Fundarpe, e da Prefeitura Municipal de Garanhuns.


Por mais um ano a Praça Guadalajara será o maior e mais democrático pólo do FIG. Há lugar para todos os gêneros e estilos. Elba Ramalho, Nando Reis, Nação Zumbi, Vanessa da Mata, Oswaldo Montenegro, Magníficos, Los Hermanos, Maria Rita e Barão Vermelho são alguns dos nomes que ali irão reunir mais de 30 mil pessoas a cada noite. No Parque Euclides Dourado, por entre os eucaliptos, música pop, dança, circo, forró e ritmos latinos. Este ano a tenda de circo, que durante a tarde faz a alegria da família inteira, à noite irá transformar-se em pista de dança para as Noites Cubanas, novidade testada com sucesso na última edição do evento.


Este ano o Festival também inaugura a Mostra de Cinema do FIG. Serão quatro sessões diárias, durante sete dias, com entrada gratuita, ocupando uma das salas do Cine Eldorado. No auditório do Hotel Tavares Correia, o Círculo de Leituras promove uma programação dedicada à literatura, com debates e lançamentos.


Na grade musical do FIG, o Palco Pop cumpre novamente a função de vitrine para bandas independentes. Por lá passarão atrações locais e nacionais, dentre elas: Maciel Salu e o Terno de Terreiro, Bonsucesso Samba Clube, Planta e Raiz (SP) e a brasiliense Bois de Gerião. Nos dias 23 e 24, a programação é assinada pela turnê MTV Bandas Novas na Estrada. Nestes dias, a emissora fará a cobertura integral do Palco Pop.


Por entre as árvores do Parque Ruber Van der Linden, ou simplesmente Pau Pombo, o Palco Instrumental é garantia de boa música: todos os dias, sempre às 18h, nomes como Duofel, BPM Trio e Heraldo do Monte. Pouco depois, na Igreja de Santo Antônio, o Virtuosi na Serra promove apresentações de música erudita, com instrumentistas nacionais e internacionais.


Mais tarde, à meia-noite, o Palco do Forró esquenta a madrugada com o pé-de-serra de gente da estirpe de Azulão, Hebert Lucena e João do Pife. Pela manhã, a partir das 10h, a vez é da Cultura Popular. O palco montado na Avenida Santo Antônio será território de figuras como Mestre Salustiano, Lia de Itamaracá e Selma do Coco.

A programação teatral, os espetáculos de dança e as artes visuais, podem ser lidas em

www.fig.com.br

Uma programação variada de nomes em evidência na cena nacional e outros trabalhos para serem apreciados pela primeira vez. Uma mistura de experiências artísticas.

Nenhum comentário: