seguidores

10 de julho de 2006

UEPB cria Núcleo de Teatro


Oficina "O Corpo no Espaço"

A Universidade Estadual da Paraíba está criando um núcleo de teatro universitário com o intuito de estimular a prática teatral entre os alunos da instituição e a sociedade em geral. A idéia partiu do Coordenador de Cultura e Arte da UEPB, José Pereira da Silva, que convidou o diretor e teatrólogo Saulo Queiroz para pôr em prática o projeto. Num primeiro momento, já neste segundo semestre, será oferecido aos alunos da instituição e à comunidade um Curso de Iniciação ao Teatro, voltado para a aprendizagem dos princípios básicos dessa arte milenar, como a análise de texto, a história e a evolução do teatro, noções de montagem teatral, oficinas de técnica (sonoplastia e iluminação) etc. A culminância será a montagem de um espetáculo teatral.

Ainda no segundo semestre, a UEPB promoverá um Seminário de Artes Cênicas para analisar, debater e diagnosticar os principais problemas das atividades cênicas na cidade (teatro, dança e circo), como a fragilidade das entidades representativas do setor, a profissionalização dos atores, dançarinos e artistas de circo, a queda na produção de espetáculos e outras questões pertinentes aos que fazem as modalidades já citadas. “É preciso criar, no meio, um gosto pelo exercício crítico das atividades cênicas, promovendo seminários, leituras dramáticas e ações que não só proporcionem a prática, mas também a análise, o questionamento e o entendimento mais amplo dessas artes”, afirmou Saulo.

Outra ação que está sendo planejada é a realização de uma Mostra Estadual de Teatro e Dança, a exemplo da sediada em João Pessoa e que anualmente proporciona a premiação dos melhores espetáculos de dança e teatro na Paraíba. “Provavelmente, o seminário acontecerá concomitantemente à mostra, para proporcionar o contato com obras cênicas e a reflexão acerca delas”, revelou Saulo Queiroz.

As inscrições para o Curso de Iniciação ao Teatro estarão abertas no período de 4 de julho à 11 de agosto e as aulas terão início dia 14 de agosto (segunda-feira) nos seguintes dias e horários:

segundas, quartas e sextas (das 18 às 21 horas);

terças, quintas e sábados (das 9 ao meio-dia).


Os interessados devem procurar o Museu de Artes Assis Chateubriand, no Parque Evaldo Cruz, com comprovante de matrícula da UEPB, uma foto 3x4 e xerox da identidade ou do CPF.

Informações através do e-mail uepbteatro@bol.com.br ou pelos telefones 3310-9733, 3310-9734 e 8843-6538.

Nenhum comentário: