seguidores

20 de abril de 2009

*opinião - CARIRI DRIBLA A CRISE COM EMPREENDEDORISMO


ARGILA - artesã do Cariri paraibano prepara peças utilitárias pra vender na feira

texto e fotos: Valdívia Costa

Sempre que a situação econômica do Brasil começa a capengar, o empreendedorismo consegue novos interessados. Isso demonstra sua força de crescimento e viabilidade, justamente porque é a única forma de fugir dos apertos financeiros, ou seja, sendo um profissional autônomo, que pode guiar um negócio sozinho num momento inoportuno. E os paraibanos estão dando um show de criatividade e driblando a crise justamente se inserindo nesse universo do trabalho autônomo e inovador.

As artesãs de Serra Branca, no Cariri paraibano, por exmeplo, trabalham com argila e agora enfrentam um período tranquilo em meio a turbulência da crise mundial. Já um estudante de Monteiro, na mesma região, também encontrou a porta do empreendedorismo pra sair da rotina de procurar emprego criando um dos primeiros sites de "classificados" do Estado. Todos estão trabalhando, ganhando dinheiro e provando que a inteligência e a determinação, unidos, formam uma atividade econômica que distancia qualquer um da lamentação pela falta de oportunidade.


ORGULHO - Maria José Rodrigues mostra "simplesmente mulher", peça premiada

A artesã Maria José Rodrigues aprendeu a fazer panelas e potes de argila quando era menina, com a mãe dela, que sustentou toda a família com o trabalho artesanal. Há cinco anos ela, a filha e a nora, entraram para a história do artesanato nacional. Em 2004, a filha de Maria José, Ivaneide Rodrigues, teve a idéia, durante um curso de design, de criar uma figura feminina a partir de uma "quartinha", recipiente utilizado pra guardar água potável na região.


DETERMINADA - Ivaneide foi a criadora do modelo "simplesmente mulher", ganhador do Prêmio Cerâmica Popular (PR)

Depois de criado o modelo, a presidente da Associação de Moradores do Cariri, Doralice Torreão, batizou a peça de "Simplesmente mulher". Ivanilda presenteou a mãe com a autoria da peça, como uma homenagem pelos anos de trabalho com artesanato, e Doralice inscreveu-a no Salão do Artesnato do Paraná. Desde então, a peça já foi vista em várias propagandas do Estado e do cenário nacional.


SIMPLESMENTE MULHER - peça ornamental que foi feita bem pequena e hoje tem até em tamanho gigante


A família encontrou no artesanato a possibilidade de criar e sobreviver. Depois desse primeiro prêmio, Maria José inventou a peça utilitária e ornamental "Mulher de sabores", uma mulher no meio com taças ao redor, tudo em argila. Infelizmente, a peça foi premiada em 2006, mas Maria José não a fabricou mais, devido a falta de procura. Já em 2008, foi a vez da nora dela, Lucineide Guilhermino, ganhar um prêmio também com a peça "Rainha das águas". E assim, todas estão motivadas a ganhar mais e mais prêmios com a inteligência caririzeira.


RAINHA DAS ÁGUAS - 3ª peça da família premiada em 2008 no Salão de artesanato do Paraná

Web - O ramo que Chiquinho escolheu pra atuar foi o que o levou a se tornar conhecido pela inteligência em menos de um mês. Na web, o mais novo empreendedor de Monteiro pode encontrar a solução do problema que todos os comerciantes tinham, a falta de informação. "Não é jornalismo", ele deixa bem claro, é informação comercial. Para simplificar, Chiquinho fez o Cariri Mais, um site de classificados. Sim, com visibilidade maior pra o negócio anunciante.


PLURAL - Chiquinho conseguiu montar um site de classificados, um dos primeiros da PB

Como a intenção dele não era trabalhar com notícias, mas achando necessário colocar o espaço delas, ele trilhou o caminho da inclusão digital. Chiquinho publica textos de alunos de uma escola pública, que já escreviam pra o jornal mural da instituição, e ainda oferece uma resumida lista telefônica de mototáxi, transporte muito utilizado no Interior.


JOVEM - Chiquinho chamou a atenção dos jovens do programa Protagonismo do Sebrae PB

Assim como esse dois paraibanos, a população deveria despertar pra esse caminho. Muitas vezes, a economia trava por falta de iniciativas inovadoras, aquelas que são novidades rentáveis, como um fiteiro numa rua que acabou de ser habitada. De um lado a necessidade, do outro a criatividade. As duas caminhando pra o progresso. E se incluir nos negócios o conceito de sustentável, parabéns! Você é o empreendedor que faltava no planeta!

Decálogo Empreendedor
1. assumir riscos;
2. identificar oportunidades;
3. conhecimento;
4. organização;
5. tomada de decisão;
6. liderança;
7. dinamismo;
8. independência;
9. otimismo;
10. tino empresarial.

---------------------------
colaboração: Éricka Vasconcelos em palestra realizada em Monteiro (PB)

Um comentário:

Anderson Ribeiro disse...

Belo texto, belas fotos. Adoro esas matérias com personagens fortes. É isso aí.