seguidores

5 de agosto de 2009

*Sertão - Diversidade cultural em Sousa-PB


BOMBANDO - O Centro Cultural de Sousa é um colosso, uma estrutura que abriga todas as artes | Imagem: CCBNB

O Seminário da Diversidade Cultural, realizado pelo Ministéiro da Cultura (MinC), finalmente chegará à Paraíba nos próximos sexta-feira e sábado, dias 7 e 8. O Sertão paraibano já está à espera do evento que acontece em mesas-redondas na cidade de Sousa. O público alvo são os gestores públicos e privados de toda a região, incluindo cidades do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

As discussões terão como ementas a gênese, histórico de negociações, conceitos, objetivos e princípios diretores da Convenção da Diversidade Cultural e atualidades das negociações no Comitê Intergovernamental. Outra temática é como as políticas públicas de cultura no Brasil estão respondendo aos desafios da Convenção, cujos artigos 5, 6, 7 e 8 tratam dos direitos e obrigações dos países que a integram, tais como as medidas que eles devem tomar para a promoção e para a proteção das suas expressões culturais.

O evento vai discutir também a importância da diversidade cultural nas políticas de desenvolvimento sustentável (artigos 13 e 14 da Convenção) e como a educação e a sociedade civil podem participar da implementação da Convenção, conforme os artigos 10 (Educação e Conscientização Pública) e 11 (Participação da Sociedade Civil) da Convenção.

Os próximos Seminários serão realizados nas regiões Norte (Boa Vista, Roraima), Sul (Curitiba) e no Centro-Oeste, tendo como parceiras as Secretarias estaduais e municipais de cultura. Além do apoio da representação regional no Nordeste do MinC, o encontro terá como parceiros o Observatório da Diversidade Cultural e o Banco do Nordeste, que vai acolher o seminário no Centro Cultural Banco do Nordeste em Sousa.

Contaremos também com o apoio da Subsecretaria de Cultura da Paraíba, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba - FUNESC, a Fundação Municipal de Cultura de Sousa e a Fundação Casa de Cultura José Américo.

----------------------------------
colaboração: CCBNB-Sousa

Nenhum comentário: