seguidores

23 de janeiro de 2010

TOTALMENTE SACAL


INDEFESOS - animais são o alvo da nossa imundície plastificada | imagem: Saco é um saco

VALDÍVIA COSTA

Ontem sonhei que eu era um dragão com sete cabeças de sete sacos plásticos multicoloridos e distintos. Tudo começava com uma luta entre as minhas cabeças. Todos os sacos abriam um buraco com lança-chamas ardentes e fuligentas, negras, espessas, que torravam umas as outras, numa tentativa psicodélica de auto-destruição. No fim da chamuscada e tortuosa batalha, a cabeça de saco plástico azul vencia, estonteada pelas queimaduras. Mas eu caia, morta, fedendo a plástico queimado.

Seria algum tipo de psicopatia atentar contra as sacolas plásticas? Extingui-las é essencial. Gostaria de ver a terra livre, transpirante, sem a asfixia dos sacos. Os mares estão enjoados, verdes de maresias entojantes por causa dessa onda totalmente sacal de termos pouco menos de 30% de água limpa nos sete oceanos do mundo...

E vem as cordilheiras de sacolas, arrastadas pelas correntes marítimas, entrecruzadas e rebeladas por entre os continentes, arrastando toneladas de outros balés verdescurecidos de pneus, frascos de Leite de Colônia, flores de plástico (elas não morrem mesmo) e demais descartados, invasores involuntários das profundezas dos oceanos poluídos, diretamente para as bocas do bichos marítimos, como as tartarugas. Talvez meus descendentes não conheçam esse animal.

Somos toupeiras "tekadas" esburacando o planeta. Um exército com mais de sete bilhões de fornalhas devastadoras mastigando o verde, queimando-o, entupindo as artérias terrestres com os sopros saturados dos nossos gases, dos elementos do consumismo que criamos e da nossa ignorância avantajada que rejeita a reciclagem.

Um comentário:

xistosa, josé torres disse...

O biquini é um "tomara que caia", um "mamãe não deixa", um ...
Bem idealizado, mas ficou um poucochinho grande de mais.

O homem, se conseguisse acabar com os sacos de plático, inventariam uma nova forma de continuar a poluir.
Só a ditadura da proibição total !!!

Gostei da luta e dos gigantes que nos povoam interiormente.
Também não estão em instinção???

Cumprimentos e otimo fim de semana.