seguidores

11 de fevereiro de 2010

THE MENAHAN STREET BAND É NEGRO


BLACK - As sonoridades modernas sempre mesclam seus hits com a música black, formando consumidores de bom gosto, que apreciam composições de improvisados arranjos e grooves pra delirar na night. imagem: Alexdantas no Miink


VALDÍVIA COSTA

Achei o vídeo negro através do Facebook. Nele, tudo o que eu gosto se resume. O groove do baixo, a interpretação manhosa do Charles Bradley e o canto especial dos metais do The Menahan Street Band. Conheci essa maravilha sonora pelo perfil do Conteúdo Musical. Tem música boa sendo oferecida direto. Só o peso.


São dois negros que ninguém fala ainda, pelo menos foi o que pude perceber hoje na pesquisa virtual pelos buscadores. A outra fera é Sharon Jones, uma ex-carceireira que, segundo a Folha Online, surgiu na cena musical internacional graças a Amy Winehouse. Pelo vídeo do The Menahan, como resposta a ele, achei o link dela. Mas acredito que agora, através do trabalho dos jovens músicos do The Menahan e da Amy, eles podem aparecer um pouco mais.

Já o trampo do The Menahan Street Band é muito doido. De acordo com o Conteúdo Musical, simplesmente a banda surgiu meio que numa jam session de Nova York e até hoje está rolando. Copiei algo sobre esse trampo de NY City. É do blog de Portugal, o Magia Negra, que tem ótimas sugestões sobre esse tipo de som também. O post é até antigo de 2008, mas o que vale é que eu achei.

Há duas semanas que me sinto no dever de partilhar convosco este disco - Make the Road By Walking, pelos Menahan Street Band. Acabou de ser lançado pela Dunham Records, uma subsidiária da Daptone. Já há largos meses que o single - um apetitoso 7" - roda na Magia Negra, mas agora chegou o álbum. Só lamento o facto de não terem incluído os temas com Charles Bradley na voz.

Os Menahan Street Band são mais um projecto com raízes na Daptone. Trata-se de um colectivo de músicos que pertencem aos Dap-kings (Dave Guy, Homer Steinweiss, Fernando Velez, Bosco Mann), El Michels Affair (Leon Michels, Toby Pazner), Antibalas (Nick Movshon, Aaron Johnson) and Budos Band (Mike Deller, Daniel Fodder), convidados pelo produtor e músico Thomas Brenneck, (também dos Dap-Kings, Budos Band, Amy Winehouse). Juntos prosseguiram as gravações no apartamento de Thomas "TNT" Brenneck, em plena Menahan St. em Bushwick, Brooklyn.

Com influências que vão desde o funk, soul, afrobeat até realidades mais etéras tais como Curtis Mayfield ou Mulatu Astatke, os Menahan Street Band criam um universo instrumental único que consegue aliar o rústico ao luxuoso.



SEM-SITE - Charles é desconhecido na internet. Não tem nada sobre ele. Catei pelos buscadores e nada. Se alguém que lê isso aqui souber quem é esta figura, por favor, complete esse post com um belo de um comentário. | imagem: divulgação


POTENTE - Sharon Jones possui uma voz potente, de alcance profundo, que utiliza para buscar uma certa pureza perdida da soul music. Hoje, aos 52 anos, finalmente ela se tornou um nome conhecido, e para isso contou com um empurrãozinho involuntário de Amy Winehouse, (...) que foi atrás de Jones para confeccionar seu pop com forte sotaque da soul music dos anos 1960. Após ouvir discos de Jones, Winehouse e o produtor Mark Ronson foram até Nova York e contrataram os Dap-Kings, a banda de Jones, para tocar no disco "Back to Black", lançado em 2006 por Winehouse e que já vendeu mais de 6 milhões de cópias no mundo todo. Depois do estouro do CD muita gente foi atrás da banda responsável por aqueles timbres que remetiam aos clássicos dos selos Motown e Stax e chegaram aos Dap-Kings e, por tabela, a Jones, que desde então teve em sua agenda uma multiplicação de shows. (...) | legenda: Thiago Ney e imagem: da Folha de S.Paulo

E ainda tem o The Budos Band... Mas isso dá outro post.

2 comentários:

Toninho disse...

Esse som é muito doido mesmo. É um desses sons q facilmente vc entende porque a arte é um instrumento cataputador de almas
Valeu Val, uma luminosa descoberta.

Sould Out disse...

Obrigado pelo link! abraço!