seguidores

6 de abril de 2010

ENTUPIDA NO RIO


CONFRONTO - Quem poderia imaginar que, em pleno centro urbano, um ônibus lutaria contra uma correnteza? Pois na Avenida Rodrigues Alves essa briga foi flagrada, depois dos bueiros entupirem com o lixo doméstico. | imagem: Priscila Lima

VALDÍVIA COSTA

O estado de caos amanhecido hoje na cidade do Rio de Janeiro pode sim nos servir de alerta em relação ao lixo doméstico. Certo que a cidade maravilhosa está entre montanhas e mar, que se agita e bloqueia a saída da água acumulada pelas chuvas. Mas uma única medida simples teria evitado os alagamentos e mortes: retirar o lixo das ruas. O desleixo dos sacos nos meios das vias entupiu os bueiros.

O hábito de se colocar o lixo nas calçadas ou na frente de casa é tão antigo quanto o consumo. O problema, muitas vezes, é que as pessoas não sabem a hora de colocarem o lixo pra fora. É preciso um ato intelectual na hora do descarte: parar para pensar antes de deixar o lixo diário na rua, que é recolhido sempre no mesmo horário. Mas muitos colocam o lixo até 18 horas antes do carro da coleta passar.

O problema com essa desatenção ao lixo doméstico causa não só um transtorno, mas o estrago até visual de uma rua, sem contar com as doenças causadas pela água apodrecida após uma enchente. Como todas as metrópolis passam pelos mesmos problemas de esgotos urbanos, feitos aos pedaços ou até não reformados ao longo dos anos, os grandes centros estão na mira das águas de abril.

A situação já está sendo contornada no sudeste. O Estado todo se mobiliza para consertar os estragos causados pelos temporais. O twitter parecia uma biqueira, aparando as consequências das torrentes. Não parou de atualizar o mundo sobre a tragédia. O JornalExtra tuitou agora a pouco: "No momento, 12 escolas já estão recebendo desabrigados' (Jorge Roberto, prefeito de Niterói). #chuvanorio #chuvarj".

Mas e os nossos maus hábitos em relação ao lixo, serão mobilizados? Depois de saber disso, o habitante do Rio vai observar quando a chuva estiver descendo com tudo e tirar o seu lixo da frente de casa pra evitar alagamentos? A estrutura urbana será melhorada, com criações de mais bueiros? É cobrança nacional. Depois de uma situação crítica ficamos a pensar nas possibilidades ou nas mudanças (de fato) que temos de fazer.


HERANÇA: O Rio vai secar de novo, a lama vai sumir com o tempo, mas e o lixo? Vamos continuar deixando-o, como herança, para os que virão depois de nós? | vídeo: Rafs

2 comentários:

Tenbra disse...

O fim está proxímo, dois terremotos nesta semana, hoje na indonesia, fim de semana passada foi um mexe cu no Mexico, com tudo balançando como uma bunda flacida de biquini em cada pisada que dá no solo umido do calçadão de Copacabana, vendo o seu mar de lixo descendo pelo baixo Leblon... Como é lindo!!!

De acordo com disse...

E haverá revolta dos lixões, descendo dos seus aterros não sanitários, aproveitando a água da chuva, pra se lavar e entupir o que já não está mais livre. É uma brincadeira pra natureza a nossa devastação por nós mesmos... rsss