seguidores

19 de abril de 2010

ÍNDIO MISSIGENADO BRASILEIRO


GUERREIROS - Depois de passar por um aniquilamento de milhões, o índio do Brasil não se orgulha de nada do que foi imposto para sua nação, antiga proprietária das terras "encontradas" pelo colonizadores portugueses, mas resiste, confiante nas tradições. | imagem potiguaras da Paraíba: Ítalo Jones

VALDÍVIA COSTA

Se ainda fôssemos somente índios, penso que o país estaria em melhores mãos. Que importa toda essa evolução tecnológica e globalizada se ela exclui o homem do seu habitat? Algum historiador acomodado pode retrucar: "seríamos vítimas de todo tipo de infestação microbiótica e não cresceríamos nunca, nem nos agruparíamos com outros povos; para manter tradições, nos isolaríamos".

Sempre lembro de Confúcio nesses embates ideológicos. O mestre disse: "quem se modera, raramente se perde". O meio termo, que nós não sabemos utilizar como regra de sobrevivência, seria a solução. Não tinha pra que o português chegar aqui enganando os índios, oferecendo "evolução" (o espelho, o pente etc.) ou matando pra roubar o território. Como não tinha necessidade do índio se vender, aceitando "presentes".

Nesse dia 19 de abril, dia comercial, em que as criancinhas saem das escolas todas pintadas de indiozinhos, fico a pensar nessas potências que poderíamos ter, caso não fôssemos índios colonizados e missigenados. Por exemplo, numa evolução natural da raça indígena, sem outra interferência étnica, aqui no Brasil (daquelas que somente acontecem nas nossas cabeças), o índio seria rei e a biodiversidade mais equilibrada.

Como preferimos valorizar o poder, o dinheiro, os cosutmes brancos, já em decadência em Portugal, nossas riquezas naturais foram doadas de boa vontade em troca de um atrofiamento cultural que até hoje os professores de História levam adiante, sem muito refletir, afinal já passou o momento crucial e "não se pode viver sem o capitalismo".

Ah, maldito contato escuso entre um representante da Coroa Portuguesa e um dos índios da costa brasileira! Castrou-nos nosso potencial ecológico, nos implantou na veia esse gen acobreado da moeda como guia dos nossos atos humanos. Essa verve materialista que não nos deixa pensar em outra coisa senão ganhar dinheiro. Dinheiro não se come. O índio sabe disso, é tanto que ainda mantém a agricultura como principal ou única atividade até hoje.

Feliz e infelizmente somos missigenados. Todos já passaram por esta terra e inseminaram nossas índias, que ficaram com cara de brancas, amarelas, mestiças... Coitadas, foram usadas pelos interesses mais sórdidos, vítimas dos encantamentos pelas luzes e cores extrangeiras. Hoje, trocam a bunda brasileira pela mesma sensação de enriquecimento do índio ao se deslumbrar com o casaco sofisticado português, de pele de raposa. Ô ilusão!

Índios - Quando os portugueses chegaram ao Brasil estimava-se que havia cerca de 6 milhões de índios no território. Nos anos 50, segundo o antropólogo Darcy Ribeiro, a população indígena brasileira era de 68 mil a 100 mil habitantes. Passados os tempos de matança, escravismo e catequização forçada, atualmente, há cerca de 280 mil índios no Brasil.

Contando os que vivem em centros urbanos, a população indígena chega a mais de 300 mil. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, havia em torno de 1.300 línguas indígenas. Atualmente existem apenas 180. O pior é que cerca de 35% dos 210 povos com culturas diferentes têm menos de 200 pessoas. No total, apenas 12% do território nacional pertence aos índios.

Boa notícia - O que parecia impossível (diante destes números negativos), aconteceu: o número de índios no Brasil e na Amazônia está aumentando cada vez mais. A taxa de crescimento da população indígena é de 3,5% ao ano, superando a média nacional de 1,3%. Em melhores condições de vida, índios recuperaram a auto-estima, reintroduziram antigos rituais e aprenderam a pescar com anzol.

Muitos já voltaram para a mata fechada, com uma grande quantidade de crianças indígenas. "O fenômeno é semelhante ao 'baby boom' do pós-guerra, em que as populações, depois da matança geral, tendem a recuperar as perdas reproduzindo-se mais rapidamente", diz a antropóloga Marta Azevedo, responsável por uma pesquisa feita pelo Núcleo de Estudos em População da Universidade de Campinas.

Fonte: Web Ciência

UMA HOMENAGEM A TODOS OS ÍNDIOS DO BRASIL
Somos filhos da terra cor de urucum.
Dos sons do igarapé e da força do jatobá.
Das águas do Araguaia, do Tapajós, do Iguaçu.
Somos filhos do sol de Kuaray, da lua de Jaci.
E da chuva que semeia o guaraná, a pitanga e o aipim.
Somos filhos dos mitos.
Do uirapuru e seu canto, do vento e do pranto.
Guerreiros, fortes, sábios.
Somos Ianomânis, Guaranis, Xavantes, Caiabis.
E o que somos nunca deixaremos de ser.

Autora: Zeli Poa (Jornal Zero Hora)

2 comentários:

Anônimo disse...

Foram só os portugueses que abusaram do território brasileiro? e os espanhois,holandeses e etc, história 1 pouco mal contada. ainda hoje o brasil é dominado pelos europeus, especialmente os italianos, os quais ensinaram a corrupção, que é o cartão postal do brasil.

Anônimo disse...

O brasil foi colonizado pelos portugueses, mas a chacina dos indios foi feita mais pelos espanhois posteriormente e não pelos portugueses, mas realmente o brasil é 1 país de todos, o verdadeiro brasileiro é realmente o INDIO, o qual eu tenho grande admiração por esse povo, o resto é escumalha,90% das mulheres brasileiras que vão para a europa é para se prostituirem e os homens a maioria para roubar.grande orgulho ser brasileiro.