seguidores

26 de junho de 2010

100 MIL MUDAS


REFLORESTAMENTO: Até os lenhadores estão se conscientizando de que ser ecológico é o que vai salvar a vida terrestre. | imagem: Arionauro

VALDÍVIA COSTA

Se elas falassem diriam "chegamos!", com aquele ar de quem é novo, dotado de força e vitalidade. Elas foram se afixando nos terreiros, quintais e até varandas, dependendo do tamanho. Pequenas, porém de grande utilidade, as mudas são projetos futuros. Em Campina Grande, elas invadiram a cidade esta semana. Com 100 mil mudas, a vida será diferente?

Como elas esperam atuar num lugar que não aparenta precisar delas? Talvez um pouco de cuidado por parte de quem se responsabiliza em pegar uma delas e levar para casa. É delas o dever de crescer, florar e se reproduzir neste meio urbanizado e poluido. Só que, do jeito que a vida anda nesta cidade, fico a pensar se elas conseguirão.

Digamos que elas passem pelo mesmo processo das tartarugas. Nascem milhões e apenas 10% ou muito menos sobrevivem. As mudas não falam, como as tartarugas. Não sabem técnicas de defesa contra predadores. Além deles, existem humanos perfeitos, que falam, escutam e matam as mudas. Muitos nem sabem para que elas servem. Pensam que são inúteis.

Uma coisa é certa: mais importantes do que humanos perfeitos elas são. As mudas são pensamentos sustentáveis que migram de uma cabeça para outra insuflando hábitos diferenciados. Cria-se uma nova rotina em torno de uma muda. O acordar na hora que ela precisa, o dar de comer, o ajeitar e o habitat nos ensinam a viver diferente.

Ou pensam os humanos perfeitos que basta levar uma muda pra casa e deixá-la se desenvolver que ele já contribuiu para o equilíbrio mundial? Não. As mudas são até fáceis de achar, como disse Arnaldo Antunes em relação às árvores, pois elas também ficam plantadas no chão. Mas descobrir como elas sobrevivem, depois de cativadas, é outro problema que necessita da sensibilidade racional.

Pois foram para os lares, essas 100 mil mudas, com uma missão: melhorar o clima e embelezar mais as ruas. Plantas que têm potencialidades diversas, como dar de comer e de viver aos pássaros. Mas que são limitadas em suas funções devido à ignorância humana em relação à flora. Ah, se essas mudas falassem...

Nenhum comentário: