seguidores

1 de junho de 2010

ANÁLISE FELINA


SURPRESA: gato se assusta ao presenciar um crime e faz suas próprias análises sobre as pessoas. Texto de outubro de 2003. | imagem: Live Journal

VALDÍVIA COSTA

Acabo de chegar de um beco. Procurava restos de comida e, quem sabe, o cio de uma gata boêmia, quando presenciei algo estranho. No beco, tudo é assustador. Alguns cães ferozes, eternos inimigos, e, por vezes, bêbados malígnos que encontram em nossas caudas a diversão ridícula do abandono humano.

Mas vi quando o primeiro homem subiu no muro, me assustando. Estava na calha ao lado, em cima de uma casa abandonada, que era uma espécie de esconderijo de comidas velhas. De cima, pude ver o outro, que o encurralou do outro lado do muro. Novamente via alquelas bolas de fogo barulhentas, que derrubam homens e atraem carros e gente de toda parte.

Eu não penso, como o humano, mas tenho minha forma de analisar as situações. Vejo o mundo e os seres vivos. Eu sinto quando as pessoas são boas e noto quando elas não prestam. Por isso, fiquei curioso e desci onde o homem estava caído.

Perto dele, cheiro de sangue e de dor. Pareceu-me inofensivo. Dei-lhe algumas lambidas como consolo, mas senti o gosto da morte e me assustei. Morte cruel, impensada. Coisa que gato não entende. Preferi ir embora. Na certa, outros humanos o levarão daí para algum lugar onde o enterrerão. Nisso, nós somos parecidos, enterramos o descartável.

Hoje senti vontade de ser gente para entender porque humano mata o outro sem necessidade de saciar sua fome. Mas meu instinto selvagem me tirou desse estado contemplativo e agora sigo a presa, um rato suculento que já passou por mim duas vezes.

Vou matá-lo e a minha fome. Por que será que o homem que matou o outro não fez o mesmo? Seria ele mesmo homem? Já que ele pensa, pra que caçar sem comer? Deixa... Talvez ele seja um cachorro com aspecto diferente e eu tenha me livrado por pouco!

2 comentários:

Snake/// disse...

Estou aproveitando o tempo livre para conhecer os seguidores do meu blog e conhecer suas vidas na net e trabalhos que são expostos.
Maravilhoso o seu blog, tanto na forma quanto no conteúdo.
Ótimo o texto do gato, que daria um bom livro de contos dentro dessa temática: a análise dos bichos sobre o mundo estranhos dos bichos estranhos que são os humanos.
Bjos!

De acordo com disse...

Vlw, Snake!
Bom ter mais gente produtora de letras por aki. Bj! 0/