seguidores

10 de junho de 2010

BREJO DAS FREIRAS MENOSPREZADO


BUCÓLICO - Charretes, cavalos e muito verde compõem telas maravilhosas, distribuídas num local onde a arquitetura antiga não é bem cuidada nem oferece um histórico que se possa acessar facilmente. | imagens: Val da Costa

VALDÍVIA COSTA

Um lugar lindo, com muito verde ao redor, águas termais curativas, fonte mineral e uma comidinha tipicamente sertaneja. Esta é a Estância Termal Brejo das Freiras, na cidade de São João do Rio do Peixe, distante cerca de 30 quilômetros de Cajazeiras. Construções ancestrais também estão lá, mas menosprezadas. Uns oito chalés estão abandonados. O imóvel mais importante do local, o convento onde sua história se inicia, está em ruínas. E nada, nada escrito sobre o Brejo.

A área é enorme, com 400 hectares, segundo os trabalhadores do local. Composta por uma arquitetura que eu não sei ainda qual é, mas muito comum nos conventos do início do século passado. Segundo o portal SNN Notícias, o Brejo foi construído em 1944, com 45 apartamentos, capacidade para 150 pessoas, duas fontes de águas termais, uma área de lazer com duas piscinas, quadra de vôlei, mini-campo de futebol, pista de cooper etc.

panorâmica
Um lugar tão rico e bonito e não tem um material informativo sobre o Brejo! Outro sinal de menosprezo. A Paraíba já está criando fama de não cuidar bem do seu patrimônio, vide o centro histórico da Capital, uma das mais antigas do Brasil, que foi revitalizado, em parte, há menos de 10 anos. Culpo diretamente os que não tiveram atitude cultural.

entrada
Para não dizer que não encontrei nada sobre o Brejo das Freiras, achei poucas ocorrências pelo pai Google. "Certa vez, lá nas lonjuras do tempo, José Américo de Almeida (Ele mesmo!) esteve no Brejo das Freiras, a aprazível estância termal do município de São João do Rio do Peixe", escreveu o blogueiro Dirceu Galvão, do Sete Candeeiros Cajá.

ruínas do convento
O jornal A União publicou, em maio de 2008, que "a história da Estância Termal de Brejo das Freiras, um verdadeiro oásis turístico localizado na região montanhosa de São João do Rio do Peixe, a 482 quilômetros da Capital, se confunde com a própria história do Sertão da Paraíba". Mas não expôs o motivo.

Apenas completou, publicitariamente: "isto porque, além da sua beleza panorâmica, as águas que fluem do subsolo rochoso, saem com uma temperatura de 40ºC, distribuída por toda estância, serve como revigorante para a pele, graças a sua riqueza medicinal".

No portal SNN foi onde encontrei mais informações, só que sobre o poder de suas águas milagrosas. "Devido à qualidade terapêutica das águas termominerais presentes nas duas fontes do hotel, uma delas termal e outra magnesiana, as duas são indicadas à cura de artrite, artrose, escrófula, reumatismo, dispepsia, anemia e todas as fraturas e luxações", diz o portal, mas sem citar a fonte.

Quem quiser corrigir o blog, por favor fique a vontade. Ou quem quiser escrever sobre a história do lugar, também estamos abertos. Mais fotos do lugar serão postadas no Flickr Zangarelhas até o próximo sábado, dia 12.

2 comentários:

Anônimo disse...

Diz Val, o hotel do brejo está uma calamindade e faz muito tempo mesmo
dese qdo fazíamos reportagens por lá
é uma vergonha para os paraibanos.

Antônio Ronaldo

Anônimo disse...

Estive hoje lá (28/jan/2012) e confirmo que é lamentável o cenário de descaso que encontramos em algumas partes, outras não! Bem conservados e em pleno funcionamento.
Falta pouco pra ser feito, mas se demorar, vai faltar muito.
Como sugestão poderia-se começar com a recuperação dos Chalés, substituição dos aparelhos de ar condicionados por centrais split (seria muita economia de energia) e divulgação, pois muita gente desconhece.

Evandro Araújo
Criticas, mas com sugestões.