seguidores

3 de agosto de 2010

ÉGOISTE


REFLEXO: Uma pessoa que só quer se dar bem na vida, sob o ponto de vista material, só pode ter uma imagem muito bela... para si mesma. | Picasso: Networkedblogs

VALDÍVIA COSTA

Alisei a besta-fera que está presa em mim para que ela não me devore. Ofereci-lhe meus melhores ângulos sobre a vida e sobre as pessoas. Irritei-me com a falta de observação em minha performance que tanto considero perfeita. Não contei conversa, saí esbravejando meus saberes, arrotando meus poderes, estabelecendo a ordem onde antes não existia nada, nenhum tipo de louvável atuação.

Com tantas situações de desarmonia e desvios de condutas éticas e morais atualmente existentes nas sociedades, ninguém percebeu que joguei sujo. Gritei para encobrir o silêncio profundo e inexato que acompanha meu preconceito. Apontei culpados para atrocidades pequenas, o que desviou a atenção dos meus próprios equívocos.

Exacerbada é a minha imagem. Preciso preservá-la, visto que só eu penso em mim mesma. Desconsiderar os pontos de vista dos outros é acentuar minha verdade. Sem alteridade, que é a possibilidade de se colocar na posição e situação de outrem, sou desinteressada. Meus pensamentos, sentimentos e atitudes são sempre voltados para a satisfação de meus próprios interesses.

O monstro em mim necessita de ser sempre o melhor em tudo que faz, de ser o mais interessante do grupo, de obter o sucesso incondicional em todos os empreendimentos. Motivo-me por intenções de superar o outro em tudo o que ele faz. Não hesito em buscar formas de aniquilar aquele que se atreveu a ser meu rival.

As inúmeras artimanhas vis que a besta em mim esboça na vida do outro não evita as contrariedades por que passo. Por isso ofendo-me e alimento esse ser inconformado com tudo com doses homeopáticas de rancores diversos. O confronto comigo sempre é enfadonho, pois venço todos. Minhas vinganças são as mais bem planejadas. Sou incapaz de compreender os motivos que os outros tiveram pra agir de maneira duvidosa comigo.

Não tenho limitações e incapacidades. Eu tenho pressa de me firmar como pessoa. Necessito vencer, a qualquer preço. Para atingir um objetivo, não escondo a falta de escrúpulo. Não vacilo ou sinto remorso em utilizar mentiras. Nem me responsabilizo por atos errôneos cometidos. O que vale, para ele, que é o monstro que me guia nessas condutas, é o império de meus desejos e vantagens obtidas com manipulação daqueles que me rodeiam.

imagem: Blogger
Desconheço e desconsidero qualquer princípio ético. Sou um ser humano que está sempre voltado para a conquista do poder, pouco me importo com a forma como ele poderá ser conseguido, afinal penso de forma racional e nunca me permito ser levada pelas emoções. Não me preocupo jamais com os danos e prejuízos que possa causar a quem quer que seja.

Embora tenha todas essas qualidades que orgulham essa besta, sou um ser suscetível e predestinado ao sofrimento, pois, pouco aprendo com a dor, já que minhas escolhas são normalmente ditadas por esse monstro. Não sou capaz de me envolver e de desenvolver os positivos, como a solidariedade, a fraternidade, a humildade.

O monstro em mim busca uma harmonização. Inicialmente, entre os desejos que sinto e a realidade e, posteriormente, entre esses e as exigências da fera que o corrói por dentro. Ele não é completamente consciente. E me arrasa perante os outros. Mas sou feliz com ele, apesar dessa visão distorcida que as pessoas têm a meu respeito...

6 comentários:

Toninho disse...

O horizonte egoísta é lúgubre de uma estrada mórbida e um futuro hostil.
Valeu Nega... muito bom.

iarad disse...

Oi Valdivia adorei o seu blog, visite o meu blog com textos pessoais e recomendo tambem o seguinte blog:

http://wladirdupont.blogspot.com de memoria, ficção e cultura.

Um abraço.

Anderson Ribeiro disse...

O pior é que sempre tentamos domar o monstro, mas, apesar dos esforços, ele dá as caras de repente e aprisioná-lo é tarefa difícil; demora um bom tempo e mesmo assim, deixa sequelas.

De acordo com disse...

Temos diversos desses monstros dentro de nós, nos induzindo ou nos conduzindo pela vida. Nossas atitudes dependem, em parte, do que eles decidem, ao tomar conta de nossa consciência. É o ser humano em sua total potência...

Lebôs disse...

Val,

Meu ego se orgulha em dizer q acompanha o desenvolvimento desse espaço há um bom tempo. Meu ego se orgulha em falar a todos sobre a ousadia, a perseverança, a força e a criatividade de uma pessoa se consolidando DE ACORDO COM seus princípios...

Por fim, meu ego se reafirma reafirmando as qualidades do teu ego... de produtora, de jornalista, de artista... PARA BÉNS e afins!

De acordo com disse...

Obrigada ao pessoal do Lebós pelos elogios! Nos sentimos realizados ao saber que os seguidores das antigas continuam gostando do que escrevemos. 0/