seguidores

21 de setembro de 2010

ROUPAS DE FIOS DE COMPUTADOR

ÚTIL - As roupas eletrônicas causam satisfação em quem elabora pela utilidade. Quem veste não se sente um lixo, pelo contrário, sente-se limpo por reciclar  | imagem: Kärcher Blog
VALDÍVIA COSTA

Muitas são as tentativas de reciclar e fazer o bem ao planeta. Este vestido produzido pela designer Tina Spakles, por exemplo, possui muitos metros de fios de computador que iam para o rumo costumeiro do lixo. Que tipo de sensação esse molho de fio causou aos participantes deste desfile? A beleza visual que o vestido proporciona foi mais arrebatadora do que uma possível conscientização sobre a importante reciclagem da informática que a designer sugere?

Com a criação e o aparecimento dessas roupas eletrônicas e sustentáveis, iniciada pela cantora americana Katy Perry, que usou um vestido brilhante em diferentes cores, a moda passou a fazer parte do portfólio de muitos estilistas. Tina Spakles encontrou nessa nova moda uma forma de criticar o consumo e o problema do lixo eletrônico. Mas quem vê ou consome moda, sabe da importância de uma peça dessas?

Para a sua ultima coleção, Tina criou vestidos feitos de fios de computador reciclado, o que já foi uma grande iniciativa, visto que emperramos numa forma de reutilizar tais máquinas e o lixo eletrônico constrói verdadeiras ilhas de inutilidades. A estilista explorou apenas uma forma de como o nosso ecossistema se relaciona através do vestido de fios. Cada fio do computador é uma situação em sistema cíclico que interage com todos os outros sistemas dentro do vestido.

Com a tendência, apostamos na conscientização de cada ser que vai a um desfile de modas somente para abastecer as pilhas do consumo visual ou material, no caso dos profissionais que fazem negócios com essas novas investidas modísticas. A cantora Katy Perry usou um vestido cheio de luzes recentemente.

imagem: MSN Verde
As roupas eletrônicas ficaram mais conhecidas depois que ela usou um vestido que brilhava em diferentes cores, graças a luz LED embutida. Os estilistas começaram então a desenvolver mais peças eletrônicas, o que chamou a atenção não só para o efeito visual, mas também para o nível de sustentabilidade que elas possuem. A designer Tina Sparkles, além de criticar o consumo e o problema do lixo eletrônico em sua nova coleção, tem um objetivo: fazer com que cada um vista o seu próprio lixo.

E aí, já pensou em sair com uma blusinha cheia de visores de todos os celulares que você descartou há anos, desde a evolução desse aparelho? Que tal uma bermuda cheia de eletrodos desgastados dos mp3 que seu namorado já jogou lá pra trás das coisas da gaveta? Se depender de nós, blogueiros e tuiteiros, que usamos outros aportes eletrônicos para nossas postagens, esse lixo só tende a aumentar nos armários, mesas... Só a criatividade para nos salvar de um afogamento in high tech!


Um comentário:

Toninho disse...

Bacana demais essa ideia em momentos críticos de sustentabilidade...