seguidores

24 de outubro de 2010

TUDO POSE

FASHION - "Estou com um figurino hoje de parar o trânsito, meu bem!" Texto de julho de 2004 | imagem: fotolog rose_mad

VALDÍVIA COSTA


O que leva as pessoas a praticarem a indiferença para com os outros? O indivíduo cresce e descobre suas próprias formas de ganhar dinheiro e, ao conseguir – às vezes ganha apenas a ilusão do poder -, desdenha do fraco, do oprimido, das pessoas menos dotadas de inteligência, dos parentes “mal sucedidos”... Talvez, implantando-se nesse modelo de rico emergente, individualismo, apenas.

Isso é a sociedade capitalista atual, mas descende também da época monárquica, dos casamentos por dotes, da escravidão e da exarcebação da ignorante nobreza. O que se vê é uma falsa burguesia, que muitas vezes se baseia na condição econômica deficitária de um país de terceiro mundo para construir uma imagem de "um novo rico".

O problema é salientado pela falta de instrução desse pobre que consegue ascender financeiramente num curto espaço de tempo. Para os emergentes, só importa exibir poder, carregar numa 'ordem', enfim, discriminar gente da sua própria cultura. São uns mendigos de alma, carentes de coragem e valentia verdadeiras, que só os menos favorecidos conseguem ter, antes de, casualmente, ganharem muito dinheiro.

Pena notar isso: em alguns casos, o dinheiro destrói a simplicidade. Procure um “rico” que queira trocar meia dúzia de palavras com um "pobre". Poucos deles ainda conseguem manter o canal da comunicação aberto entre as classes sociais. Nem que seja pra dizer: "rapaz, tou quebrado! Fiz uma viagem recente pra Disneilândia, foi um gasto, viu?!".

É Tudo Pose
Composição: Lobão - Bernardo Vilhena - Ivo Meirelles

Na vida hoje / É tudo pose / Todo mundo se imagina estampado em outdoor / É tudo pose, é tudo pose, é tudo pose / Preocupados com olhares ao redor / Pra entrar no carro / Pra sair na rua / Tudo, tudo vira pose, é bem pior que na TV / Pra tirar um sarro / Cada um na sua / Inventando pose até pra morrer / É tudo pose, é tudo pose, é tudo pose / A vida, vida sempre foi assim / É tudo pose, é tudo pose, é tudo pose / Sai dessa podre ou vê se sai de mim / Pose pra quê? / Pose pra quem? / Com essa pose você não vai ser ninguém / Seja você / Sai do normal / No fim de tudo a vida vira um carnaval / É tudo pose, é tudo pose, é tudo pose / A vida sempre, sempre foi assim / É tudo pose, é tudo pose, é tudo pose / Sai dessa podre ou vê se sai de mim.

3 comentários:

A Guria Dourada disse...

É verdade! Tudo pose mesmo. O pior é aguentar isso da família. Aquele q ascende quer ditar as regras, pagar curso e roupas, mas tem de mandar tbm. No entando, ninguém pediu nada. Muito menos a carinha de pena que essa gente faz quando não estamos empregados, por exemplo. Eles esquecem q, as vezes, é uma opção para a busca da felicidade. Parabéns pelo blog.

xistosa, josé torres disse...

Se a vida é uma farsa, temos que ir vivendo, mesmo que tudo seja pose.
Fingir que é verdade o que talvez não seja mentir.
Vou fazer um hiato para deixar isto de Fernando Pessoa:


O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.

Se o poeta diz que se finge...

Desculpe meter a foice em seara alheia, mas o vosso presidente Lula da Silva não tem descanso a falar com os pobres ...
Ai dele que o não faça, Dilma será ultrapassada.

Peço desculpa de comentar o que não devo, mas ...

Rosaliriss Alencar disse...

Díficil viver numa sociedade onde o Ser vale menos que o Ter.
Difícil encarar essas pessoas no dia a dia e se deparar com a crueldade de seus atos!
Facil viver e ser feliz!
É o nosso caso...
Acredito!