seguidores

25 de fevereiro de 2011

LUCIANE WINEHOUSE

ATRAENTE - Assim como toda estrela, Luciane tem que se mostrar, rebolar, cantar... | imagem: Val da Costa

# A feira de sábado começa na sexta à noite para Luciane Winehouse, uma das tantas estrelas da night da Feira Central de Campina Grande. Ela sabe ser popular e faz de seus dias palcos itinerantes por quase todas as feiras da Borborema. Odeia quem diz que ela é "sobrinha" do homem que paga pela trepada.

Na real, Luci, a sedutora, tem que dançar muito, cantar bem e ainda se embriagar moderadamente para se safar nessa vida de literal filha da puta, que só vemos aos retalhos, pelas janelas. Uma noite, ela começou atrasado o show no Bar Tropicana (central de mãos, bocas, pernas, bundas e bucetas da Feira). Mas, ao entrar na Rua Manoel Pereira de Araújo, abrigo do antigo Cassino Eldorado e das mazelas da prostituição infantil atual, com seu top intransigente e uma micro saia vermelha, ela seduziu a todos os transeuntes.

"Por dez contos, eu dou uma com você, mas se quiser um 'bola gato', é dois... bora?!", se derrete para quem dá uma paradinha na moto. Os chamados dela na Cova da Onça são estrondosos como as negociações sexuais que ouvimos embaixo da janela. Tem hora que Luci xinga, depois "cativa" o cliente com alguma migalha de crack... A vida artística dessas estrelas cortesãs não tem seguro.

Não vejo diferença dessa moça trabalhadora da Feira para a Winehouse verdadeira! Só o dinheirão que a internacional ganha pra fazer o que a mulher da Feira faz: se exibir. E cair. Para que falsomoralizar ou entristecer a vida dela, se é assim alegremente que ela se sente, uma pop star? Em milhares de palcos translúcidos vende-se diuturnamente. Seus "ganchos marketeiros" são inspirados em Zefa Tributino, que reinou como dona do Eldorado nos anos 1940, dizem.

Luciane sensualiza o dia quando aborda os agricultores que bebem no Bar da Cova. "Aqui é minhas áreas, tá ligado, gatão?", atiça a expertise máxima do plaisir féminin, com uma dança erótica, com um pano entre as pernas... Com 25 anos e sem alguns dentes, Luci equilibra pobreza e bom humor, perseguindo os adolescentes da rua, levantando o pedaço de tecido que cobre a genitália em plena tarde morna...

Mas não é só de bondade que se vive nesse mundo imundo. O lado perverso de Luciane Winehouse é o teatro que ela tenta vender, junto com outras prostitutas da mesma idade, pra afugentar os agressivos. "Não venha não!", grita a perigosa Luci, com a faca-peixeira na mão. Na primeira carreira que um homem dá, ela risca a faca no chão e sai em disparada... "Chama o camburão! Maria da Penha nele!", gritam as colegas e inimigas, costurando a cena de revolta na tarde cinzenta da Feira.

Outra rivalidade é dividir o palco, tarefa necessária e tensa para quem está em início de carreira. Por isso, Luci deixa que a experiente Carlas Perez dance antes dela se apresentar nas nights. Também não é muito tempo. As duas não se falam, mas uma sucede a outra nos shows nos 10 barracos que vendem cachaça nas ruas.

De novo: no outro dia, Luciane subirá no tablado, puxando um cacho de cabelo pra cima, empinando a bunda magra, se equilibrando em finas pernas e desenhando o ar sinuosamente com a fumaça do cigarrinho que nunca sai da mão...

#valdívia costa


Una prostituta onirica, una donna semplicemente meravigliosa. Tratto dalle avventure di Corto Maltese, ritratti e vignette di Hugo Pratt. Música: Gato Barbieri

5 comentários:

Flaw Mendes disse...

Mais uma da feira... heheh
ótimo texto!

toninho disse...

Lu, apesar de ter a vida um tanto hostil, faz do horizonte escuro das noites da Cova da Onça, um lugar lúdico, onde a mulecada adora pular corda. De vez em quando tá ela lá, pulando na vida, longe das cordas q lhe impuseram.
A alma humana é chumbo de entortar destino.

Jorge Elô disse...

Excelente texto Val. Adorei mesmo. Morei um tempo próximo à Indios Cariris e conheço bem essa realidade.

O blog também está muito bonito, não tinha visto ainda sua nova cara, rsrsrs

=)

De acordo com disse...

Opa! Obrigada, amigos! Vlw, Elô! =)

Unknown disse...

Ótimo texto!!!! Meus Parabéns!!!! XD