Alunos do Fotolibras em ação no centro de Recife-PE. |
Criativo é o crowdsourcing, um modelo que faz do conhecimento coletivo soluções para lançar novos produtos. A Wikipédia surgiu assim. Junto com esse novo jeito de fazer as coisas, seja um projeto de arte ou um que inclua pessoas com deficiências, surge a mais nova ferramenta para levantar a grana que põe a ideia em prática.
É o revolucionário crowdfunding, que está na dinâmica 'pedidos e recompensas' e no sistema de arrecadação 'tudo ou nada'. Por isso, nem podemos comparar com a tradicional "vaquinha" esse método virtual de apoio financeiro. Ou seja, quem apoia o modelo, investe dinheiro em diversas cotas dos projetos, que são bem explicados para convencer o apoiador. Mas todos ganham alguma coisa no final.
Se o dinheiro investido não alcançar a marca estipulada pelo proponente do projeto (através do valor e tempo proposto), cada apoiador recebe a quantia que investiu de volta. Sites de crowdfunding se multiplicam pelo Brasil. Uma boa parte voltados para arte, música e vídeo. Apresento-lhes dois exemplos, um de plataforma crowdfunding e outro de projeto social-visual, que estão dando certo.
A Benfeitoria é uma plataforma de crowdsourcing com projetos transformadores. Se diz "a 1ª do mundo a não cobrar comissão" pelo trabalho de expor os projetos numa vitrine virtual preparada para captar recursos financeiros. "Aqui, qualquer pessoa pode publicar um projeto antes mesmo dele ganhar vida e buscar micro patrocínios para viabilizá-lo através de um sistema 'ganha-ganha' de pedidos e recompensas", informa o site. Saiba como funciona.
Já o projeto atual que poderá se beneficiar através dessa plataforma e que está chamando a atenção pelo resultado é o nosso conhecido Fotolibras, divulgado aqui no mês de julho do ano passado. Essa galera não pára! Estão lá, produzindo o que parece ser o primeiro projeto de financiamento colaborativo de Pernambuco na área de fotografia, segundo a assessoria do projeto. As contribuições podem ser feitas por esta página e vão até o dia 2 de abril deste ano.
O Fotolibras já conseguiu 24 benfeitores que já patrocinaram 5% (R$ 1.285) da meta de R$ 26 mil para a segunda edição do Guia Fotolibras. Faltam 81 dias (contando com hoje) para o tempo de captação acabar. A "vaquinha virtual" está almejando uma reedição de mil livros. A edição do ano passado foi só de 500 cópias. Lembre-se: não é só "doação". É apoio criativo numa economia inventiva.
#valdíviaCosta
4 comentários:
Val, minha querida!
Você arrasa!
:***
Muito obrigada pela divulgação!
;)
eva
Maravilha Nega... Esse post é de extrema importância pra novas formas de sustentabilidade e possibilidade de crescimento econômico. Parabéns!
Valeu, meus amores! Evinha, obrigda pela pauta, mande sempre! Toninho, é a onda do momento. Vamo surfar... rss :-*
Muito bom isso. E o texto esclarecedor, confesso que já tinha ouvido esses 'termos' mas não os entendia. Vamos que vamos! É assim que a arte vai sobreviver
Postar um comentário