seguidores

16 de janeiro de 2009

*Turismo - Caminhada ecológica no Cariri, Amanhã, dia 17


Cariri paraibano - Valdívia Costa

Evento de turismo de baixo impacto,
a caminhada terá acampamento
e cultura popular


O Cariri paraibano continua atraindo um bom número de visitantes com iniciativas de turismo ecológico. A rede hoteleira e de restaurantes teve 100% de ocupação em 2008, enquanto no ano anterior a procura foi 30% menor, segundo a gestora do projeto de Turismo do Cariri, Rosa Maria Correia. Para comemorar, a cidade de Serra Branca preparou a caminhada ecológica no Vale das Serras com atividades a partir de amanhã, dia 17. No domingo, os visitantes participarão de uma trilha de 10 km, pelas matas e serras, vivenciando uma experiência ímpar dentro da caatinga.

Com uma programação diuturna, regada ao autêntico forró pé-de-serra, a caminhada é aberta a todos os interessados, que só terão de estar em Serra Branca no sábado à noite, com barracas de camping e colchonetes. “Os custos são apenas com o transporte, que pode ser feito de ônibus, na tarde do sábado, para Serra Branca, e com alimentação. Dispomos de barracas dos comerciantes locais com comidas típicas e no domingo um almoço no restaurante Refúgio da Serra, no sopé da Serra do Jatobá, ao preço de R$ 8,00”, detalhou Rosa Maria.

Além de ser uma pedida leve nos custos do verão, a caminhada ecológica conscientiza os participantes para a preservação ambiental. Pensando em ampliar a oferta e a procura dessa região rica na culinária, cultura e empreendedorismo, o Sebrae aposta em eventos turísticos de baixo impacto, como a caminhada do Vale das Serras, integrante do programa nacional Anda Brasil 2009 em parceria com o IVV.

“Dizem que, antes de morrer, uma pessoa tem que escrever um livro, ter um filho e plantar uma árvore. Quem disse isso certamente não conhecia o Cariri paraibano, caso contrário teria indicado uma visita ao território que teve um recorde de turistas em 2008”, brinca a gestora. Ela garante que, neste verão, Serra Branca oferece uma das mais belas paisagens da Paraíba, com sol e vegetação mista entre matas ainda verdejantes e o visual das serras.

O turismo de aventura e a natureza têm atraído à cidade pessoas de várias regiões brasileiras e até do Exterior. “Isso se deve a uma descoberta de um território que acolhe bem os visitantes. Tanto pela questão ecológica como pela acomodação”, enfatizou Rosa Maria, que apontou o Cariri como um lugar que possui infra-estrutura turística.

PROGRAMAÇÃO

Dia 17 - Sábado
A partir das 18h00 - Recepção e confraternização dos participantes na Praça Joaquim Galdêncio em frente à Igreja Matriz de Serra Branca. Um trio caririzeiro animará a chegada. O jantar é por conta do visitante para estimular o comércio local, optando por comer nas barracas da praça ou nos restaurantes da cidade.

20h00 – Saída do comboio turístico para o Vale das Serras, em Jericó, onde será montado o acampamento. O participante deverá levar a sua própria barraca. Depois do acampamento montado, apresentação da peça Samarica Parteira, no pátio da capela, por um grupo local. Em seguida, mais forró para reativar as forças e aproveitar a noite no clima caririzeiro.

Dia 18 - domingo
6h00 - Alvorada
7h00 - Café da manhã no acampamento
7h30 – exercícios matinais e início da caminhada
12h00 – almoço no restaurante Refúgio da Serra

Fonte: Sebrae-PB

Um comentário:

Anderson Ribeiro disse...

Quando o joelho não der mais 'tilt' e tiver férias merecidas vou fazer essa caminhada. Pareceu-me bem legal.