seguidores

2 de abril de 2009

*greve - Jornalistas do CE se dividem e esperam


Acordo proposto pode dar fim à greve de jornalistas no Ceará

Da Redação - 25.03.09

A Procuradoria Regional do Trabalho no Ceará propôs um acordo para dar fim à questão do reajuste salarial dos jornalistas, que entraram em greve, junto com os gráficos, na terça-feira, dia 23. A proposta é de 0,75% de ganho real no reajuste do piso salarial dos trabalhadores, intermediária entre o que pediam as duas categorias (1,02%) e as empresas (0,5% para gráficos e 0% para jornalistas).

Segundo o Sindicato dos Jornalistas do Ceará, Ramon Esteves, que representa o patronato, se comprometeu a levar a proposta do Ministério Público do Trabalho aos empresários e dar uma resposta, por enquanto não divulgada pelo Sindicato dos Jornalistas do Ceará.

Se a proposta for aceita pelos jornais, os sindicatos vão convocar assembleias para as duas categorias decidirem sobre o fim da greve.

Apesar da greve, jornais funcionam

Um comentário:

Aninha Santos disse...

Pois é Val, não são os diretores do sindicato que devem fazer manifestações, eles devem mobilizar as manifestações.

Onde estão os jornalistas de todo o estado? Se o sindicato tem maioria como diz ter nas urnas deveria ter voz de comando para fazer algum movimento que envolvesse todos os jornalistas paraibanos. Um "pare já", uma manifestação em frente aos seus jornais, um ato público de 15 minutos em cada cidade, algum tipo de ação coordenada como uma hora marcada para um cafézinho com os estudantes de jornalismo... Aliás, quem mobiliza os estudantes de Comunicação -- afinal, eles também estão no público que será atingido diretamente, ou não?

Vejo ações bacanas aqui e em São Paulo, onde meu marido é filiado. O pau canta nesses lugares e mesmo com as disputas internas os interesses da categoria estão sempre em primeiro lugar.

Vamos esperar o dia 15. Como não tenho outra opção vou combatendo o bom combate via internet, falando com os amigos e apoiando as ações nos blogs. Beijo grande.