seguidores

5 de setembro de 2009

*arte e mídia - Alunos antenados com cultura


EXPERIMENTAL - Video clipe realizado para disciplina Laboratório de Video do curso de Arte e Mídia (UFCG), com orientação do professor João de Lima Neto

Por Valdívia Costa

Como o único curso universitário do país, Arte e Mídia (UFCG) tem formado novos diretores dessas duas áreas que se casam perfeitamente. Documentários, filmes e clipes são as especialidades dos alunos, que encontram na cultura e na arte o conteúdo ideal para compor as mídias. Aporoveitando a liberdade de puplicação que o Youtube oferece, os trabalhos acadêmicos vêm ganhando mais e mais espaço e se destacando na internet.

As ideias de roteiro e criação são dos próprios alunos e os professores orientadores sempre se surpreendem com os resultados. Um dos curtametragens que deu certo e foi feito nesse esquema universitário foi o curta Fida, que teve quase 265 mil acessos desde 2007.

O mais recente trabalho realizado por uma das turmas do curso foi o clipe do músico Toninho Borbo. Alunos da disciplina Laboratório de Video, do professor João de Lima Neto, criaram um roteiro paradoxal como a letra da música do Toninho e montaram o clipe da música É Poesia. Se todo artista pudesse ter essa oportunidade, de ser laboratório de alunos desse curso, com certeza conheceríamos gente paraibana muito criativa.

Um comentário:

xistosa, josé torres disse...

Vi o clip do YouTube Fida) e verifiquei que há homem se derretem até por uma mulher morta.
Não sei se isso é um clip tradicional de um aluno normal.
mas que são reminiscências que nos vêem do tempo dos egípcios e não só (múmias há muitas e ainda hoje).
Não sou o comentador ideal, por estar totalmente fora do meu controlo.
Mas vai-se aprendendo e quem sabe se não se modifica o significado de "antenado".
Deste lado, nesta margem muito mais pequena, antenado = cornudo ou chifrudo (galheiro ou galhudo).

Afinal o português tem muitas "nuances" .

Uma boa semana.