
DE PONTA: Críticos, músicos e produtores culturais descobriram Natal-RN, o paraíso musical, com sua Camarones Orquestra Guitarrística e Dusouto. Agora o Rio Grande do Norte é rico de sons. Se bem que, pra combater o mau gosto dos emergentes que imperam na metrópole, eles vão ter que ralar mais | imagem (Festival DoSol 2008): Bruno Nogueira
VALDÍVIA COSTA
Cheguei a pensar que Natal-RN só conseguia reproduzir, eternamente, rainhas do forró de plástico. Mas não, me enganei. Ao longo dos últimos anos que me recusei a olhar a cena natalense com mais atenção (com lupa, talvez), os malucos de lá conseguiram ampliar a oferta de bandas e, com isto, construíram uma cadeia musical um pouco mais comentada que a da Paraíba, por exemplo. Natal (enfim) é cult!
E lá vai os links: da black music de qualidade Orquestra Boca Seca, o rock pop teen de Os Bonnies, o rockreggaeska do Camarones Orquestra Guitarrística e a minha preferida de dub e drum and bass Dusouto.
Festivais? Natal também já consolidou o Dosol, que foi sempre super elogiado pela crítica de música. Mas antes, há mais de 10 anos, surgia o primeiro destemido evento contraditório e irreverente aos costumes natalenses, o Festival Mada, que está cada vez mais bonito, pelo menos esteticamente, já que não fui vê-lo em pessoa.
Informações sobre isso tudo que está rolando na cena pululam em diversos canais. Um deles foi apresentado aqui neste blog ontem, O Inimigo, que consegue manter um debate virtual interessante sobre os negócios na música.
Mas tem uns blogs e sites gostosinhos também, como o lado[r]. Foi lá que conheci a excelente Revista Catorze, revi o tradicional Casa da Ribeira, estreei no Hecatombe Intestinal e achei o delicioso 3R's, com seus acessórios reciclados.
Ah! Como em todo canto superaquecido e superpoluído, Natal também mostrou seu lado ecológico preocupado, principlamente com os carros, os deusesmonstros modernos adorados por nós. Dá-lhe Bicicletada Natal! E, lógico, deve haver mais alguma coisa que ainda não conheça. Quem quiser colaborar com links, comentem e enviem suas sugestas natalenses pra gente interagir mais. Por último, vai um videozinho massa mesmo do Dusouto, apresentado por Pedro Luís.
6 comentários:
valeu pelo comentário e por nos citar no seu blog, val! muito bacana mesmo!
beijão!
Obrigada por citar o 3R's no seu blog!!
Adorei! =]
Construíram uma cena um pouco mais comentada?
Acredito que Natal esteja bem mais na frente, do que nós achamos,da Paraíba. Como exemplo, posso citar os dois grandes festivais do ne, o Mada e o DoSol.
Parabéns pela matéria!
Olá,
Brigadão por citar a Revista Catorze no seu texto. O Blog tá muito legal! Vamos manter mais contatos!
Abraços
Valeu! O Inimigo agradece, passe por lá mais vezes!
abs,
Oi :)
Só corrigindo, essa foto não é minha. Foi enviada pela assessoria de imprensa do DoSol. Acho que o crédito certo é Nicolas Gomes :)
Postar um comentário