seguidores

25 de janeiro de 2010

NATAL-RN (ENFIM) É CULT!


DE PONTA: Críticos, músicos e produtores culturais descobriram Natal-RN, o paraíso musical, com sua Camarones Orquestra Guitarrística e Dusouto. Agora o Rio Grande do Norte é rico de sons. Se bem que, pra combater o mau gosto dos emergentes que imperam na metrópole, eles vão ter que ralar mais | imagem (Festival DoSol 2008): Bruno Nogueira

VALDÍVIA COSTA

Cheguei a pensar que Natal-RN só conseguia reproduzir, eternamente, rainhas do forró de plástico. Mas não, me enganei. Ao longo dos últimos anos que me recusei a olhar a cena natalense com mais atenção (com lupa, talvez), os malucos de lá conseguiram ampliar a oferta de bandas e, com isto, construíram uma cadeia musical um pouco mais comentada que a da Paraíba, por exemplo. Natal (enfim) é cult!

E lá vai os links: da black music de qualidade Orquestra Boca Seca, o rock pop teen de Os Bonnies, o rockreggaeska do Camarones Orquestra Guitarrística e a minha preferida de dub e drum and bass Dusouto.

Festivais? Natal também já consolidou o Dosol, que foi sempre super elogiado pela crítica de música. Mas antes, há mais de 10 anos, surgia o primeiro destemido evento contraditório e irreverente aos costumes natalenses, o Festival Mada, que está cada vez mais bonito, pelo menos esteticamente, já que não fui vê-lo em pessoa.

Informações sobre isso tudo que está rolando na cena pululam em diversos canais. Um deles foi apresentado aqui neste blog ontem, O Inimigo, que consegue manter um debate virtual interessante sobre os negócios na música.

Mas tem uns blogs e sites gostosinhos também, como o lado[r]. Foi lá que conheci a excelente Revista Catorze, revi o tradicional Casa da Ribeira, estreei no Hecatombe Intestinal e achei o delicioso 3R's, com seus acessórios reciclados.

Ah! Como em todo canto superaquecido e superpoluído, Natal também mostrou seu lado ecológico preocupado, principlamente com os carros, os deusesmonstros modernos adorados por nós. Dá-lhe Bicicletada Natal! E, lógico, deve haver mais alguma coisa que ainda não conheça. Quem quiser colaborar com links, comentem e enviem suas sugestas natalenses pra gente interagir mais. Por último, vai um videozinho massa mesmo do Dusouto, apresentado por Pedro Luís.

6 comentários:

Leandro disse...

valeu pelo comentário e por nos citar no seu blog, val! muito bacana mesmo!

beijão!

3R's disse...

Obrigada por citar o 3R's no seu blog!!
Adorei! =]

Marlo Simaskowsk disse...

Construíram uma cena um pouco mais comentada?
Acredito que Natal esteja bem mais na frente, do que nós achamos,da Paraíba. Como exemplo, posso citar os dois grandes festivais do ne, o Mada e o DoSol.

Parabéns pela matéria!

Beto Leite disse...

Olá,

Brigadão por citar a Revista Catorze no seu texto. O Blog tá muito legal! Vamos manter mais contatos!

Abraços

Alexis Peixoto disse...

Valeu! O Inimigo agradece, passe por lá mais vezes!

abs,

Bruno disse...

Oi :)

Só corrigindo, essa foto não é minha. Foi enviada pela assessoria de imprensa do DoSol. Acho que o crédito certo é Nicolas Gomes :)