seguidores

11 de maio de 2010

PORÕES, LABIRINTOS E SEQUELAS


DESCOBERTA - Momento em que o homem descobre-se calculista além da caçada; visão romântica de uma jovem numa tarde melancólica de outubro de 2004. | imagem: Paraíso Niilista

VALDÍVIA COSTA

Queria eu entender porque acelerei demais! Deixei que o orgulho atropelasse meus instintos e segui, como uma catraca que funciona velozmente acionada, engatada em outras mil de vários tamanhos. Olhei ruas como metas. Nem beleza nem dor estancaram meu desejo selvagem de seguir um objetivo, uma caça.

Questionamentos não supriram o enorme vácuo que estava criando a minha volta. Porões, labirintos e sequelas se estendiam na minha soterrada consciência. Cada vez mais uníssono, meu discurso não cessava. O que me movia era a voz quase viva do engano, como letal esfera da loucura ou do abandono.

Para chegar até mim, as pessoas tinham que atravessar imensas crateras de indiferenças. Meu olhar rápido percorria, desinteressado, as faces. Eu nunca parava para observar uma nudez celeste. Onde investir meu tempo, no sóbrio e real desejo passageiro das manhãs ou na solidão que aliciava-me de noite?

Não vejo sentido no sentir e amar pode ser clausura ou golpe que antecede uma fria e longa exposição ao fracasso. Poços, pinças e passadiços... Não me importo. Cada um fica indignado com aquilo que lhe parece injusto. E não pude mais fingir que no mundo tudo era bem cuidado e perfumado.

Eu próprio esfacelava meus delírios febris de forma inescrupulosamente fria: um vago adeus e um meio sorriso. Hoje acordei pensando no que pedir de presente de Natal. Me deu vontade de abrir as cortinas e sorrir pra minha existência.

Um comentário:

Toninho disse...

Massa nega este texto...fiquei pesado.