seguidores

21 de julho de 2010

GRANDE NUVEM DE MAGALHÃES


COLOSSAL - Essa é a maior estrela do universo, que fica numa galáxia vizinha à nossa, a Grande Nuvem de Magalhães, 165 mil anos-luz de distância. | imagem: Astro News

VALDÍVIA COSTA

Surgiu uma estrela, a maior de todas! Exatamente hoje, que o blog completa a marca histórica de 100 seguidores, astrônomos britânicos descobriram o que se acredita ser a maior estrela do Universo. Ela é 265 vezes maior do que o Sol, 10 milhões de vezes mais intensa e tem um nome numérico, RMC 136a1. Uma grandeza que me deixa perplexa! Não por saber desse fato que me fascina, mas por ter pessoas que me seguem também! As duas coisas mexeram comigo!

"Um colosso!", exclamou o então candidato à presidência da República em 2000, Lula, ao caminhar dentro da Coteminas de Campina Grande. Ouvi aquilo e fiquei pensando no que seria maior do que a pretensão do homem. Hoje descobri que o imensamente grande pode ser muito maior do que medidas humanas contam. E nesse movimento de crescimento, estão as estrelas jovens do RMC 136a, que ficam numa galáxia vizinha à nossa, a Grande Nuvem de Magalhães, a 165 mil anos-luz de distância. Além do De acordo com, lógico.

Com um pouco mais de um milhão de anos, essa estrela mais extrema já está na 'meia idade' e perdeu mais de um quinto de sua massa inicial neste período, ou mais de 50 massas solares. Não diria isso do blog. Ele até que é novo, com pouco mais de dois anos. Mas é feito por uma profissional que já passou da meia meia-idade (25 anos), por isso, no ponto. ;)

Sabe o que aconteceria se a RMC 136a1 substituísse o Sol em nosso Sistema Solar? A sua grande massa reduziria a duração da vida de um ano na Terra para apenas três semanas. Além de banhar o planeta numa radiação ultravioleta incrivelmente intensa, tornando a vida impossível em sua superfíce, segundo Raphael Hirschi, da Universidade de Keele, integrante da equipe liderada pelo astrofísico Paul Crowther, da Universidade de Sheffield, descobridora da estrelona.

O De acordo com não queimaria ninguém ao crescer tanto. Atrair leitores que pensam, que interagem, que valorizam uma nova forma de comunicar. Isso não faz mal. Lendo, mas assistindo, interpretando, opinando, enfim, trafegando em duas vias de textos e imagens que formam essa imensa blogosfera. Isso pode cegar alguns meios de comunicação (num futuro distante ainda), principalmente no Nordeste, onde o costume é "a mídia manda no meio social".

Estrelas como a RMC 136a1 são extremamente raras e se formam apenas nos agrupamentos estelares mais densos. Se houvesse algum planeta dentro do agrupamento RMC 136, o céu nunca escureceria, já que a densidade de estrelas na região é 100 mil vezes maior do que em torno do Sol. A descoberta dessa super estrela provoca a extensão do limite do tamanho máximo para estrelas, que atualmente é de 150 massas solares.

Veremos que poder de brilho isso nos dará daqui por diante, com esses seguidores todos. O agrupamento maior que consegui escrevendo alguma coisa minha, meus pensamentos, às vezes supérfluos, preconceituosos, grossos, metidos, tudo negativo, prositalmente, foi neste blog. Acho que superamos aquele tabu que blog só dura e só é bom se for comercial. Não que o dinheiro não seja bem-vindo. Mas que a arte é o guia aqui. O céu não escureceria de tanto que tento embelezar tudo, palavra, imagem, enredo...

----------------------
Colaboração: Astro News, ESO e NASA

4 comentários:

Toninho disse...

Maravilha... são estrelas escondidas além das estrelas.

Anderson Ribeiro disse...

Ainda bem que essa grande nuvem de Magalhães não é baiana. Basta! Né, não?

De acordo com disse...

kkkk... pode cre! chega de ACMs nas nossas vidas, né Anderson? Ninguém aguenta mais! So baiano gosta desse nome hehehe Acho que batizaram essa nuvem c ele por casua do descobridor... será q era da família? =)

Anônimo disse...

Eita q estrelao neh? Como o universo continua nos sorprendendo.... como o blog de VAL!!!!!!!!!!!!!!!!