seguidores

27 de janeiro de 2011

PLAISIR FÉMININ

SENSUAL - "Por isso não provoque..." | imagem: Guido Crepax
  
# Só de falar em sexo dá tesão (risos). Ninguém pode ver ou ler algo relacionado ao sexo que já se excita. Quer dizer, menos os assexuados, pois eles existem e não sentem nada disso que a gente, sexuado, sente. Mas por que nós, mulheres, por mais que sejamos maduras, ainda somos travadas em relação ao assunto? Muitas até são assanhadas, mas não sabem conversar sobre as disfunções sexuais, por exemplo. A falta de desejo é uma disfunção para quem já sentiu a libido em ação, mas perdeu.
Algumas mulheres sentem desejo, se excitam, mas não chegam ao orgasmo, aquela sensação fogosa, irritantemente rápida que sentimos depois de tanto transar. Foi uma criação machista o que nos calou. Esse é o argumento mais comum para justificar essa falta de opinião feminina sobre o sexo ou essa ausência de diálogo sobre os problemas sexuais das mulheres.

Se vivêssemos num tempo em que o acesso às informações fosse restrito, tudo bem, a gente até admitiria uma certa inibição por parte das mulheres em não comentarem suas dúvidas, nem com o parceiro ou até a parceira, dependendo da relação homo ou heterossexual, visto que as lésbicas também estão inseridas nesse rol do silêncio de sua sexualidade.

A escola hoje tem papel na formação dessa mente aberta ao sexo. Como a mulher moderna está à frente em muitas posições, isso parece que deu uma modificada nos cenários urbanos. Mas, no geralzão mesmo, ainda tem mulher madura sem saber o que é um orgasmo. Outra dúvida constante é por que algumas mulheres têm dificuldades em atingir o orgasmo através da penetração vaginal? Muitas mulheres atingem esse ápice do prazer somente com a estimulação clitoriana.

A maioria dos médicos já desmistificou isso. Na década de 90 do século passado diziam que as mulheres que se masturbavam durante a transa eram bissexuais. Mas, hoje já se sabe que a maior fonte de prazer da mulher é o clitóris. Por isso, quem não o usava antes por preconceito, agora usa e muito, com homem e com mulher. O psicólogo Xavier Conesa é formado em Sexologia pela Universidade de Barcelona e explicou bem porque é tão importante a brincadeira clitoriana.

"A genitália feminina, assim como a masculina, é mais sensível a medida que se distancia do nosso corpo. Isso equivale a dizer que, para os homens há uma sensibilidade maior na ponta do pênis, e vai diminuindo a medida que se aproxima da raiz do mesmo, ocorrendo igualmente com as mulheres", afirma Xavier.

Ou seja, quem quiser saber onde sentir mais prazer no corpo, deve observar que as ramificações nervosas do prazer feminino estão no clitóris (parte mais externa). "Mas o meu é pequeno...", uma colega pode desconsolar as outras. Esse sexólogo aí disse que essas perdem "um pouco" a sensibilidade, mas não toda. Isso quer dizer que todo e qualquer clitóris funciona quando bem estimulado, sozinho ou acompanhado.

Uma coisa é certa: a sexualidade feminina é muito mais complexa que a masculina. Xavier diz que a pergunta mais frequente que ele ouve é: "por que as mulheres desejam a penetração, se com a estimulação clitorial desfrutam mais?" Segundo ele, isso está diretamente ligado a subjetividade de cada mulher. Umas dizem, "necessito senti-lo dentro", outras se admitem gulosas. "A penetração tem sobre as mulheres um componente afetivo/emocional de difícil compreensão para os homens", conclui.

Esse médico ainda disse que existem explicações neurológicas para a falta de sensibilidade vaginal, que pode ser um problema nas ramificações nervosas, bem como outras explicações psicológicas ligadas à aprendizagem do prazer, além de outras teses. "Certamente a porcentagem de mulheres que não conseguem o prazer orgásmico através da penetração é altíssimo, sem que isto seja um problema. A sexualidade é, quem sabe, o item mais peculiar da conduta humana, onde não há normas nem pautas."

 Ou seja, quem vai mais entender seu corpo é você. "Use e abuse", como disse o slogan daquela loja.
----------------------
Xavier escreveu no Saúde na Internet.
# valdívia costa

Um comentário:

Rosaliriss Alencar disse...

É impressionante o que muitas mulheres passam, nao sentem prazer,não conversam sobre o assunto, acreditam nesse pre- conceito formado sobre as mulheres, e vão vivendo infelizes e frustadas!
Liberem-se, amem-se, toquem-se, descubram-se...
Vale à pena!
Muito bom o texto!